Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2395
Autor(es): Waismann, Moisés
Bem, Judite Sanson de
Araujo, Margarete Panerai
Título: Indústrias criativas no segmento da moda: distribuição dos vínculos por sexo e escolaridade na região metropolitana de Porto Alegre em 2008 e 2017
Palavras-chave: Indústrias criativas;Moda;Mulheres;Escolarização
Data do documento: 2020
Editor: Revista brasileira de história e ciências sociais
Citação: BEM, J. S.; FERRAZ, R. B. D.; WAISMANN, M.; ARAUJO, M. P. Teatro São Pedro: um estudo emblemático de sucesso na área da gestão de equipamentos culturais. FERNANDES, R. L.; BEM, J. S.; WAISMANN, M. Aplicação do método da valoração contingente (MCV): estudo de caso do mural? AS PROFISSÕES? de Aldo Locatelli um patrimônio da UFRGS. Revista Memória em Rede, México, v. 12, p. 317-340, 2020., v. 15, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10858. Acesso em: 02 dez. 2021.
Resumo: A moda é um dos maiores segmentos produtivos das indústrias criativas. Ela representa um vasto campo de produção e emprego, com ocupações mais ou menos intensivas em capital. As atividades são desempenhadas por ambos os sexos, mas em proporções muito diferentes. A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) tem em sua extensão 34 municípios com características distintas quanto à composição de atividades que compõem este segmento criativo. A presença feminina é motivo de discussão, pois há disparidades, quanto ao número e a sua formação, escolaridade. Assim, o objetivo deste artigo é fazer algumas considerações iniciais sobre a presença da mulher nas diferentes atividades que compõem a moda na RMPA em dois anos, 2008 e 2017. Metodologicamente o trabalho é uma pesquisa descritiva, om o uso de referências, que discutem a temática, bem como, os dados do Ministério da Economia, RAIS. Entre outros, percebe-se que as mulheres representam mais de 50% do número de trabalhadoras deste segmento e, ainda são menos escolarizadas que os homens que executam as mesmas atividades.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mwaismann.pdfOpen Access796,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.