Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2414
Autor(es): Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk
Araujo, Margarete Panerai
Título: Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro]
Palavras-chave: Memória;Cultura;Indústrias Criativas
Data do documento: 2020
Editor: Ed. Unilasalle
Citação: TELLES, T. C. K. ; ARAÚJO, M. Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas. In: Margarete Araujo; Tamara Cecilia Karawejczyk Telles. (Org.). Memória, Cultura e Indústrias Criativas. 1 ed. Canoas: Unilasalle, 2020, v. 1, p. 8-12. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/issue/viewFile/317/29. Acesso em: 26 jan. 2022.
Resumo: A organização de um livro, inserido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais que têm sua gênese interdisciplinar, promove discussões amplas e profícuas. O momento atual caracteriza-se por ser um período de grandes desafios. Desafios que levam as organizações em geral, incluindo-se o segmento da economia criativa, a se prepararem para superar as dificuldades apresentadas no dia-a-dia, evidenciadas pelas rápidas mudanças estabelecidas. Essas mudanças atingem a grande maioria das organizações, impulsionando o questionamento de paradigmas em todos os níveis da sociedade e do conhecimento humano, provocando em nós um estado de abertura e flexibilidade relacionadas às atuais sustentações epistemológicas do mundo contemporâneo. Entrelaçar memória, cultura e indústrias criativas, é legitimar um referencial teórico que é multidisciplinar e preocupa-se com questões ligadas à identidade, individual ou coletiva (BERND, 2013), comportando diversas abordagens, dependendo do olhar da disciplina ou do autor que dela está se ocupando, possibilitando a coexistência de visões até certo ponto antagônicas entre os autores das diversas áreas do saber. Como conceito significativo a noção de Memória tem sofrido ressignificações bastante importantes. Para Barros (2009), a memória é como um processo limitado e parcial de lembrar fatos passados ou o significado que um indivíduo representa como passado são as designações mais comuns e habituais da memória. Porém, para recordar, os indivíduos necessitam se apoiar nas convenções sociais, ou seja, o indivíduo se apropria de instrumentos criados por outros, tais como: as palavras e as ideias, sem os quais se torna impossível o funcionamento da memória individual e também de outras pessoas que possam legitimar suas recordações (GRAEBIN, 2013). Então, o indivíduo necessita das lembranças de outras pessoas para relembrar o seu próprio passado.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcktelles.pdfOpen Access2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.