Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2426
Autor(es): Prestes, Vanessa Amaral
Scherer, Laura Alves
Título: Trabalho de imigrantes e refugiados(as) no Brasil: intersecções com gênero e classe
Palavras-chave: Imigrantes;Refugiados;Trabalho;Gênero;Classe
Data do documento: 2019
Editor: EnANPAD
Citação: SCHERER, L. A. ; PRESTES, V. A. Trabalho de imigrantes e refugiados(as) no Brasil: intersecções com gênero e classe. In: XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, São Paulo. XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019. Disponível em: anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjcyODI=. Acesso em: 27 jan. 2022.
Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivos refletir sobre o trabalho de imigrantes e refugiados(as) considerando intersecções com estudos de gênero e classe e discutir sobre tal situação em contexto brasileiro. Foram apresentados e discutidos estudos em âmbito nacional e internacional que mostraram que os marcadores de gênero e classe dizem de condições desfavoráveis para o processo de inserção e atuação de imigrantes e refugiados(as) no mercado de trabalho e na dinâmica de suas relações de trabalho. Como principais contribuições para o contexto brasileiro, aponta-se: (1) a verificação de um mercado de trabalho para imigrantes e refugiados(as), que diz do lugar de classe ocupado por eles(as); (2) a generificação do trabalho no Brasil e a tripla opressão das mulheres: pela via do gênero, da classe e da condição como imigrantes ou refugiadas; (3) a proposta de interseccionalidade dos estudos sobre imigrantes e refugiados(as) com gênero e classe, uma vez que dizem respeito a um grupo heterogêneo, mesmo quando se trata de um grupo de mesma nacionalidade; e (4) a apresentação da intersecção de trabalho com gênero e classe no intuito de colaborar com estudos de migração e relações de trabalho, ampliando as possibilidades de análises interdisciplinares.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vaprestes.pdfOpen Access496,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.