Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2428
Autor(es): Prestes, Vanessa Amaral
Grisci, Carmem Ligia Iochins
Título: Trabalho, migração e a vida que se desdobra: executivo/chef de cozinha/empresário
Palavras-chave: Chef de cozinha;Migração;Trabalho;Dobra;Subjetivação
Data do documento: 2018
Editor: EnANPAD
Citação: PRESTES, V. A.; GRISCI, C. L. I. Trabalho, migração e a vida que se desdobra: executivo/chef de cozinha/empresário. In: XLII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2018, Curitiba. Anais do EnANPAD 2018, 2018. Disponível: http://anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=&cod_evento_edicao=93&cod_edicao_subsecao=1570&cod_edicao_trabalho=25303. Acesso em: 27 jan. 2022.
Resumo: O trabalho de chef de cozinha sempre compreende um conjunto de elementos nacionais e internacionais relativos ao cozinhar. Independentemente do território em que um chef venha a se encontrar, seu trabalho guardará relação com receitas, técnicas, ingredientes, segredos das referências culinárias que carrega consigo (COLLAÇO, 2013). Toma-se o conceito de dobra (DELEUZE, 1991; ROLNIK, 1997) - a indicar a constituição de si na relação com o mundo, em um processo dinâmico de dupla captura que expressa o caráter coextensivo do dentro de si e do fora de si, para explorar sobre como a vida se desdobra relativa ao trabalho de chef de cozinha associado à migração. Para tanto, o presente estudo valeu-se da narrativa de um trabalhador peruano que, frente a dois movimentos migratórios, permitiu ver a constituição de si na relação com o mundo desde uma estratégia que diz da figura executivo/chef de cozinha/empresário, até que outra figura se perfile.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vaprestes.pdfOpen Access500,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.