Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2457
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Ferraz, Renata Bastos Dellamea
Título: Vila Flores: prática social de desenvolvimento no 4º Distrito de Porto Alegre
Palavras-chave: Desenvolvimento local;4º. Distrito;Vila Flores
Data do documento: 2018
Editor: UFPel
Citação: FERRAZ, R. B. D.; BEM, J. S. Vila Flores: prática social de desenvolvimento no 4º Distrito de Porto Alegre. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, 19., COLÓQUIO SOBRE CIDADANIA E CIDADANIA, 3., 2018, Pelotas. Anais… Pelotas: UFPel, 2018. p. 1-14. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/seur/article/view/14284/8850. Acesso em: 03 fev. 2022
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar o espaço cultural Vila Flores e sua inserção na busca do desenvolvimento do 4º. Distrito de Porto Alegre. Região considerada decadente pelo abandono dos setores industriais e comerciais, que historicamente lá se instalaram, o território foi renascendo aos poucos nos anos de 1990, dada às iniciativas por parte do poder público e da comunidade. Da ideia de reutilizar imóveis antigos e convertê-los em locais para fomentar atividades econômicas, vislumbrouse o prédio residencial conhecido “Condomínio Vila Flores”como um espaço potencial para ofertar práticas culturais voltadas à economia criativa. Da ideia, concretizou-se a ação em 2013, através da criaçãoda Associação Vila Flores, responsável pela gestão do empreendimento. Caracterizada como uma entidade sem fins econômicos, a Associação potencializou o espaço tecendo ações criativas e inovadoras por meio de decisões colaborativas e compartilhadas. Nesse sentido, a problematização do estudo volta-se para: de que forma o Vila Flores age para promover o desenvolvimento do 4º. Distrito? Os resultados apontam para um modelo mais democrático de gestão, promoção de atividades culturais e educacionais diversificadas e fortalecimeto de parcerias externas.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access928,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.