Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2532
Autor(es): Souza, Patrícia Coelho Motta de
Silva, Lidiane dos Santos
Weber, Sérgio Albino Vitória
Azevedo, Bruna Mello de
Título: A perícia contábil no processo trabalhista [capitulo de livro]
Palavras-chave: Perícia;Perícia contábil trabalhista;Justiça do Trabalho
Data do documento: 2021
Editor: VirtualBooks
Citação: SOUZA, P. C. M.; SILVA, L. D. S. ; WEBER, S. ; AZEVEDO, B. M. A perícia contábil no processo trabalhista. In: AZEVEDO, B. M.; WEBER, S. A. V.; SILVA, L. S.; SOUZA, P. C. M. (org.). A perícia contábil no processo trabalhista. v. 1. Pará de Minas, MG: VirtualBooks, 2021. p. 26-62. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2532. Acesso em: 17 fev. 2022
Resumo: Diversos são os casos de litígios na Justiça do Trabalho Brasileira, para tanto o contador, na função de perito é o profissional capacitado de maneira técnica para atuar na apuração dos fatos do processo. O presente artigo objetiva demonstrar a atuação e a importância do perito contábil na Justiça do Trabalho. Visa apresentar a perícia contábil dentro das Ciências Contábeis, demonstrar o conhecimento técnico necessário ao perito contábil, evidenciar através de um exemplo prático, a elaboração dos cálculos periciais trabalhistas de acordo com as decisões proferidas, bem como às legislações vigentes. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, descritiva, delimitada por dois tipos de procedimentos técnicos, bibliográfico e documental. No desenvolvimento teórico, será apresentado o conceito de contabilidade e perícia contábil, e no desenvolvimento prático serão evidenciadas as legislações pertinentes à Justiça do Trabalho, as decisões proferidas em um processo trabalhista, bem como a elaboração dos cálculos realizados pela assistente técnica da parte autora, demonstrando assim, os ganhos do autor, provenientes das diferenças apuradas.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Gestão Comercial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pcmsouza.pdf
  Restricted Access
Closed Access617,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.