Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2537
Autor(es): Souza, Patrícia Coelho Motta de
Silva, Lidiane dos Santos
Lautert, Juliano
Souza, Gustavo Duarte de
Título: Estudo do planejamento tributário como auxílio na tomada de decisão [capitulo de livro]
Palavras-chave: Planejamento tributário;Regime tributário;Resultado
Data do documento: 2021
Editor: VirtualBooks
Citação: SOUZA, G. D.; SILVA, L. D. S.; SOUZA, P. C. M.; LAUTERT, J. Estudo do planejamento tributário como auxílio na tomada de decisão. In: SOUZA, P. C. M.; SILVA, L. D. S. Pesquisa sobre contabilidade, ética, finanças, análise, perícia e outros assuntos. Pará de Minas, MG: Virtual Books Editora, 2021. p.117-137. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2537. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo deste artigo analisar se a elaboração de um planejamento tributário traz benefícios para as empresas, em estudo (Feijó Lopes Advogados). A pesquisa foi orientada através de um estudo de caso, realizado em uma empresa de pequeno porte do ramo advocatício (prestação de serviços), a metodologia utilizada é de pesquisa secundária, através de estudo bibliográfico. A análise mostra a importância de realizar um planejamento tributário para auxiliar na tomada de decisões, visando mostrar se a empresa está optando pelo regime tributário que melhor se encaixa ao seu perfil. Foi elaborada uma análise tributária com os dados reais da empresa, levando-se em consideração o Simples Nacional e o Lucro Presumido, um comparativo de Jan/2020 – Jun/2020 com o intuito de expor a diferença dos resultados. Concluiu-se que, no contexto deste trabalho, a explicação sucinta da importância de que um bom planejamento tributário traz informações úteis para a tomada de decisão, economia tributária e melhoria na lucratividade.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Gestão Comercial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pcmsouza.pdf
  Restricted Access
Closed Access635,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.