Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2549
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Waismann, Moisés
Araújo, Margarete Panerai
Machado, Elias
Título: Estado do Rio Grande do Sul: desenvolvimento, capital social e indicadores culturais
Palavras-chave: Capital social;Indicadores culturais;Desenvolvimento;PNAD
Data do documento: 2019
Editor: Ed. Unisinos
Citação: ARAUJO, M. P.; WAISMANN, M.; BEM, J. S.; MACHADO, E. Estado do Rio Grande do Sul: desenvolvimento, capital social e indicadores culturais. In: SEMINÁRIO DE OBSERVATÓRIOS: DEMOCRACIA, DESIGUALDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, 8., 2019, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: Ed. Unisinos, 2019. p. 1-9. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12jmAYrOt4dzIBDrtRoshnfLoYTGyOWPP/view. Acesso em: 17 fev. 2022
Resumo: Essa pesquisa está sendo desenvolvida a partir da importância do capital social e da cultura no desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul. As referências conceituais são dos autores Guiso, Sapienza, Zingales (2013), que associados aos conceitos de autores como Bourdieu (1998), Coleman (1988), Putnam (2000) e Fukuyama (1996). O objetivo geral será verificar em que medida o capital social e a cultura estabelecem ligação de causalidade com os resultados econômicos no estado no período de 2006 e 2015, identificando os fatores de padrões valorativos que serão colhidos nos dados quantitativos na PNAD (2015). A relevância encontra-se no uso de bens de consumo culturais relacionados a esses aspectos políticos, socioculturais e econômicos determinantes para o desenvolvimento do território local. Para tanto, a metodologia da pesquisa é quantitativa fazendo uso dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) anual, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados permitiram compreender as diversas articulações relacionais em relação à economia, cultura e capital social do Estado do RGS.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access332,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.