Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2585
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dc.contributor.authorSarmento, Dirléia Fanfa-
dc.contributor.authorMenegat, Jardelino-
dc.date.accessioned2022-03-04T22:10:10Z-
dc.date.available2022-03-04T22:10:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O direito à educação e as necessidades básicas de aprendizagem: a perspectiva da UNESCO. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4916/1186 - Acesso em 23/02/2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2585-
dc.description.abstractAs reflexões apresentadas são oriundas de uma pesquisa documental, cuja temática investigativa é o direito à educação e os seus modos de efetivação em diferentes contextos, realizada pelo Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade. O foco do artigo são os dispositivos sobre o direito à educação, difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de 1990, que tratam desta temática. Apresenta uma análise sobre como tais dispositivos abordam as necessidades básicas de aprendizagem e a educação ao longo da vida (UNESCO, 1990, 1996, 2000, 2016). O corpus investigativo está composto por tais dispositivos. Os dados são categorizados em eixos temáticos e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Com base na incursão analítica, destaca-se: o direito à educação pressupõe a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, as quais transcendem a educação inicial e a formação profissional; as instituições educativas possuem o desafio de desenvolver competências nos estudantes que lhes viabilizem aprender em diferentes contextos e ao longo de suas vidas; a educação ao longo da vida é central para a educação no século XXI, pois ela contribui para a adaptação da pessoa aos desafios emergentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica de Educaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectUNESCOpt_BR
dc.titleO direito à educação e as necessidades básicas de aprendizagem: a perspectiva da UNESCOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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