Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2617
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Santos, Anna Catherine Graebin dos
Título: A Educação Physica em escolas lassalistas do Rio Grande do Sul (19081945): educar o corpo e dar vazão ao excesso de vitalidade dos rapazes.
Palavras-chave: Educação Física;Escolas lassalista;História da educação
Data do documento: 2020
Editor: Revista Confluências Culturais
Citação: GRAEBIN, C. M. G.; GRAEBIN, A. C. A Educação Physica em escolas lassalistas do Rio Grande do Sul (19081945): educar o corpo e dar vazão ao excesso de vitalidade dos rapazes. Revista Confluências Culturais, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 192-208, 2020. Disponível em: http://periodicos.univille.br/index.php/RCC/article/view/124/104. Acesso em: 26 mar. 2022.
Resumo: Pretendemos aqui analisar a trajetória da disciplina Educação Física nas escolas do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (lassalistas), criadas no Rio Grande do Sul (1908-1945). Nossa hipótese é de que esses irmãos acompanharam e procuraram se enquadrar na política pública de construção do novo homem brasileiro com base na educação escolar, inserindo a Gymnastica no currículo, com exercícios físicos entendidos como regeneradores e preventivos, tanto para a educação moral quanto para moldar o corpo dos meninos. Escolhemos duas escolas como indício do que ocorria nas demais. O estudo insere-se no campo da história da educação, iniciando com breve histórico da Educação Física como disciplina escolar no Brasil. Após, analisamos a trajetória desta no Ginásio Nossa Senhora das Dores e no Instituto São José, dialogando, com base nos conceitos de currículo e cultura escolar, com as seguintes fontes históricas: fotografias datadas entre o ano de 1908 e 1945, inseridas nos Livros Memoriais (1908-1949; 1908-1950) das escolas; Relatório de Termo de Inspeção do Instituto São José (1940); e documentos legais. Os lassalistas investiram na inserção da Educação Física em suas escolas, buscando formar meninos robustos, saudáveis, disciplinados e preparados para o trabalho.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.