Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2621
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Título: Negritude e literatura negra como atos de conhecimento e de ação.
Palavras-chave: Literatura latino-americana;Literatura comparada;Negritude;Literatura negra;Poesia negra
Data do documento: 2019
Editor: Letras de Hoje
Citação: GRAEBIN, C. M. G. Negritude e literatura negra como atos de conhecimento e de ação. Letras de Hoje, Porto Alegre/RS, v. 54, n. 4, p. 540-542, 31 dez. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/35288. Acesso em: 2022.
Resumo: Este trabalho consiste em uma resenha descritiva da segunda edição da obra Negritude e literatura na América Latina, da destacada pesquisadora sobre literatura comparada, Zilá Bernd. Mesmo após 30 anos de seu lançamento, a sua contribuição continua relevante no que tange às questões sobre negritude e sobre a construção de consciência negra nos espaços latino-americanos. Em que pese o crescimento quantitativo e qualitativo de produções literárias negras, ainda um grande contingente da população negra no Caribe e no Brasil não tem acesso a esse repertório cultural. Nesse sentido, a negritude, como afirmação de uma presença, e a literatura negra como atitude frente à atualidade da segregação no século XXI, se apresentam como evidências incontestáveis
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access293,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.