Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2622
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Januário, Ilda
Título: Mapeando festas do Espírito Santo no Rio Grande do Sul (Brasil) e no Quebec (Canadá)
Palavras-chave: Religião popular;Festas do Espírito Santo;Rio Grande do Sul, Brasil;Quebec, Canadá
Data do documento: 2019
Editor: Interfaces Brasil Canadá
Citação: GRAEBIN, C. M. G.; JANUÁRIO, I. Mapeando festas do Espírito Santo no Rio Grande do Sul (Brasil) e no Quebec (Canadá). Interfaces Brasil Canadá, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 126-148, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/17711/10922. Acesso em: 26 mar. 2022.
Resumo: Este trabalho é um relato de uma primeira tentativa para aproximar duas pesquisas paralelas sobre Festas do Espírito Santo no Grande do Sul (Brasil) e no Quebec (Canadá). No Sul do Brasil, esta celebração remonta ao século XVIII e no Quebec, à década de 1970. Nosso questionamento se direcionou para os contornos e especificidades que assumiu nestes espaços. A partir do seu mapeamento, tecemos considerações sobre sua entrada no Rio Grande do Sul e no Quebec, suas características, função social e simbólica. Percebemos que estas últimas estão relacionadas com a construção e reconstrução de identidades em diáspora e com a mediação entre o mundo dos homens e o espiritual – o do Espírito Santo. Em destaque, nestas duas pesquisas, a busca da identidade pela Festa e da autenticidade da Festa, esta última mais marcada no Brasil devido à distância no tempo e no espaço da Festa original açoriana.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.