Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorGutierre, Liliane dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-31T16:29:19Z-
dc.date.available2022-03-31T16:29:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCONTE, E.; GUTIERRE, L. Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 30 mar. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2633-
dc.description.abstractO trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Internacional de Educação Superiorpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectExperiências cooperativaspt_BR
dc.titleEstágio docente em questão: formação e implicaçõespt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access570,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.