Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2633
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Gutierre, Liliane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T16:29:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T16:29:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; GUTIERRE, L. Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 30 mar. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2633 | - |
dc.description.abstract | O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Internacional de Educação Superior | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | Estágio docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Experiências cooperativas | pt_BR |
dc.title | Estágio docente em questão: formação e implicações | pt_BR |
dc.type | Artigo em periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 570,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.