Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2652
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Kobolt, Maria Edilene de Paula
Título: A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado
Palavras-chave: PROUCA;Tecnologias;Educação;Teses
Data do documento: 2020
Editor: Práxis Educativa
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; KOBOLT, M. E. DE P. A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 15, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13009. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: Este artigo aborda os impactos da consolidação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) para inclusão digital, por meio da utilização pedagógica de computadores portáteis, os laptops educacionais. Ao focalizar os desdobramentos recentes desse programa, realiza-se uma pesquisa hermenêutica em teses de Doutorado da área de Educação, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2012 a 2016 em universidades públicas. Nessa perspectiva, as teses mostram os problemas e as precariedades concernentes à validação do PROUCA como uma política pública de educação, identificando que não basta a distribuição de recursos para qualificar a acessibilidade digital, sendo necessários outros esforços humanos para a promoção do conhecimento, a avaliação e a integração social desses instrumentos culturais em diferentes contextos pedagógicos, com desafios à interlocução por parte dos profissionais da educação, superando a hegemonia instrumental das máquinas de ensinar.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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