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http://hdl.handle.net/11690/2657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.contributor.author | Branco, Lilian Soares Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-02T00:13:07Z | - |
dc.date.available | 2022-04-02T00:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BRANCO, L. S. A.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 132-154, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3921. Acesso em: 01 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2657 | - |
dc.description.abstract | O estudo visa traçar um panorama das causas da evasão na educação a distância, discutindo os (contra)pontos e jogando luzes ao problema. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão, percebemos um distanciamento por parte das instituições formadoras em relação aos problemas da evasão, o que gera uma diminuição ou isenção de responsabilidades, tendo em vista a tendência em atribuir suas causas a dimensões psicológicas do estudante ou a (in)comunicabilidade entre os sujeitos participantes ou ainda às (des)continuidades ordenadas normativamente. O esforço dessa pesquisa consiste em dar visibilidade ao conjunto de dissertações e teses produzidas sobre a evasão na EaD. Trata-se de mapear na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações estas produções com os descritores Evasão EaD, por meio de uma busca avançada, considerando o período de publicação de 2007 a 2017. Acerca dessa temática, obtivemos setenta e dois resultados, dos quais fizeram parte do corpus investigativo de produção de dados sessenta e oito trabalhos. Compreende-se que apesar da EaD ser avaliada como um modelo de gestão propício às demandas sociais ela recebe forte influência de interesses de mercado, o que exige reavaliações constantes para um processo efetivo de (re)construção de conhecimentos e metodologias, contribuindo, também, para a diminuição dos índices da evasão (tensão inclusão/exclusão) na EaD. O estudo pontuou vários fatores comuns à evasão, apresentando contrapontos, no sentido de utilizar meios tradicionais de forma virtualizada, e propostas de melhoria nos processos via EaD, considerando os limites de estudar a distância, a necessidade de não confundir flexibilidade com facilidade para avaliação dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.title | Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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econte.pdf | Open Access | 757,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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