Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2664
Autor(es): Conte, Elaine
Pugens, Natália de Borba
Juliano, Kátia Renata Quinteiro
Título: Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte.
Palavras-chave: Educação;Arte;Reconhecimento estético;Alteridade
Data do documento: 2020
Editor: ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia
Citação: JULIANO, K. R. Q.; PUGENS, N. B.; CONTE, E. Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte. ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1842. Acesso em: 05 abr. 2022.
Resumo: O ensaio discute como as expressões estéticas presentes em filmes podem desenvolver a dimensão do reconhecimento para a formação humana e para a renovação das práticas pedagógicas. A estética do reconhecimento surge como elemento à racionalidade pedagógica, por ser um caminho sensível à crítica da cultura superficial da vida. O trabalho hermenêutico busca na teoria do reconhecimento, nas relações entre ética e estética e na estética do reconhecimento, a compreensão à seguinte inquietação: O debate de experiências fílmicas pode apoiar o desenvolvimento do pensar crítico e a estética do reconhecimento nos processos educativos? Além disso, propomos vincular o processo formativo em consonância com outros processos contemporâneos de reconhecimento estético, tecendo diálogos descentrados.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access538,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.