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http://hdl.handle.net/11690/2682
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.contributor.author | Milbradt, Carla | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T17:53:16Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T17:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MILBRADT, C.; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 47-66, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52595. Acesso em: 07 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2682 | - |
dc.description.abstract | O presente texto, de abordagem hermenêutica, faz uma reflexão sobre os limites e as potencialidades do computador nos processos formativos da arteeducação dos estudantes. Partimos das seguintes problematizações: Quais são os sentidos e percepções dos professores nas experiências pedagógicas da arte-educação com o uso do computador? O computador no cotidiano escolar pode estimular o desenvolvimento de capacidades criativas nos sujeitos ou simplesmente aliená-las? O estudo visa compreender as relações da arteeducação e das formas de ensinar e de aprender por meio do computador, tendo em vista suas potencialidades e as percepções de experiências pedagógicas para o desenvolvimento do conhecimento sensível e singular no mundo. Partimos da hipótese de que o computador é, muitas vezes, tomado sobre uma representação empobrecida e operacionalizada, como algo fabricado para o consumo, o que gera a perda do sentido expressivo, comunicacional e a fugacidade deste instrumento cultural na educação. Por sua vez, quando é estimulado por um olhar artístico e sensível, pode ser (re)criado em novas manifestações socioculturais, produzindo sentidos e experiências estético-formativas no campo da arte-educação. Concluímos que o computador é uma construção humana com potencial para a promoção da criação criativa e de novas sensibilidades no campo da arte-educação, que pode causar rupturas em modelagens educacionais pelas próprias transformações que é capaz de engendrar nas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Temas em Educação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Arte-Educação | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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