Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorMilbradt, Carla-
dc.date.accessioned2022-04-07T17:53:16Z-
dc.date.available2022-04-07T17:53:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMILBRADT, C.; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 47-66, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52595. Acesso em: 07 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2682-
dc.description.abstractO presente texto, de abordagem hermenêutica, faz uma reflexão sobre os limites e as potencialidades do computador nos processos formativos da arteeducação dos estudantes. Partimos das seguintes problematizações: Quais são os sentidos e percepções dos professores nas experiências pedagógicas da arte-educação com o uso do computador? O computador no cotidiano escolar pode estimular o desenvolvimento de capacidades criativas nos sujeitos ou simplesmente aliená-las? O estudo visa compreender as relações da arteeducação e das formas de ensinar e de aprender por meio do computador, tendo em vista suas potencialidades e as percepções de experiências pedagógicas para o desenvolvimento do conhecimento sensível e singular no mundo. Partimos da hipótese de que o computador é, muitas vezes, tomado sobre uma representação empobrecida e operacionalizada, como algo fabricado para o consumo, o que gera a perda do sentido expressivo, comunicacional e a fugacidade deste instrumento cultural na educação. Por sua vez, quando é estimulado por um olhar artístico e sensível, pode ser (re)criado em novas manifestações socioculturais, produzindo sentidos e experiências estético-formativas no campo da arte-educação. Concluímos que o computador é uma construção humana com potencial para a promoção da criação criativa e de novas sensibilidades no campo da arte-educação, que pode causar rupturas em modelagens educacionais pelas próprias transformações que é capaz de engendrar nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Temas em Educaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integraçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access356,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.