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http://hdl.handle.net/11690/2683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T18:03:47Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T18:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas. Periferia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 279-301, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36996. Acesso em: 07 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2683 | - |
dc.description.abstract | Na tentativa de provocar o debate e a apropriação das narrativas em quadrinhos digitais como meios vinculados às práticas sociais de educar, buscamos dar visibilidade às histórias em quadrinhos (HQs) como possibilidades de articular signos, imagens e leituras de mundo, colocando em jogo as ambiguidades da imagem e da composição de conhecimentos, por meio dos processos sociais da arte em quadrinhos. A partir da abordagem hermenêutica, percebemos que há uma popularização das HQs em espaços hipermidiáticos (hipertexto e multimídia) e, nessa perspectiva, procuramos evidenciar as contribuições das HQs para o processo de leitura e exploração de diferentes mundos na educação. As contribuições que as tecnologias digitais trazem para a linguagem dos quadrinhos são nítidas, pois agregam características como o som, a imagem, o hipertexto, a animação e a interatividade no trabalho pedagógico. As obras quadrinizadas adquirem características alargadas da versão original impressa, fornecendo elementos para a criação de uma pluralidade de leituras, tendo por base ressignificar a dimensão estética das fruições de leitura com a arte. Concluímos que as HQs podem gerar novas condições para a leitura de textos imagéticos na educação, provocando outras percepções e relacionamentos com os textos, a ludicidade e as experiências narrativas, visto que a leitura das HQs permite uma aproximação dinâmica entre a polifonia da imagem, dos enredos e das linguagens no mundo online, constituindo-se numa experiência educativa que envolve a imaginação criadora e a possibilidade de ressignificar a leitura de imagens na pluralidade de interpretações e impactos engendrados com as HQs digitais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Periferia | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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econte.pdf | Open Access | 354,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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