Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2686
Autor(es): Conte, Elaine
Rios, Míriam Benites
Oliveira, Janine Abreu de
Título: Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil
Palavras-chave: Alfabetização e letramento;Educação Infantil;Tendências
Data do documento: 2020
Editor: Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Citação: OLIVEIRA, J. A. ; RIOS, M. B. ; CONTE, E. Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 424–452, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1247. Acesso em: 07 abr. 2022.
Resumo: O estudo aborda a alfabetização e oletramento na Educação Infantil na perspectiva da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais, sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da préescola.Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à alfabetização e ao letramento? O texto é resultante de uma revisão de literatura sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação, considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS.Os resultados apontam para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons, sem sentido para o reconhecimento social.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access757,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.