Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2760
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Neves Neto, Raul Maia de Andrade
Título: Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia
Palavras-chave: Educação;Violência;Cinematografia
Data do documento: 2019
Editor: Dialogia
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; NETO, R. M. A. N. Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 52-64, 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13614. Acesso em: 11 abr. 2022.
Resumo: Tecer uma compreensão hermenêutica acerca da violência e suas interfaces com a educação não é uma tarefa fácil. Para tanto, a investigação propõe debater a questão da violência, tendo por base as discussões criadoras de Theodor Adorno e as potencialidades da cinematografia, que apresenta a violência escolar em relação às diferenças e à diversidade cultural. Será que a verdadeira luta contra a violência exige sua validez tematizada e colocada sob condições epistêmicas para o reconhecimento intersubjetivo na sala de aula? Concluímos que a escola precisa apropriar-se do saber epistêmico para lutar contra a exclusão e reprimir as formas de violência escolar e barbáries cotidianas, estabelecendo diálogos voltados para a sensibilidade humana em suas interfaces pedagógicas. A obra cinematográfica oferece possibilidades para novos entendimentos que podem ser reconstruídos em diferentes contextos, bem como lança questões sensíveis que surgem como inquietações para aprender a pensar sobre as violências escolares.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access615,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.