Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2764
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
Title: | As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão |
Keywords: | Criatividade;Tecnologias;Educação |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Temas em Educação |
Citation: | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 295-314, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46740. Acesso em: 11 abr. 2022. |
Abstract: | O presente estudo, de abordagem hermenêutica reconstrutiva, visa identificar as dimensões da criatividade humana que servem para potencializar as tecnologias nas práticas educativas, pelo viés do reconhecimento da participação criativa à renovação dos saberes, a fim de reconstruir os processos de ensino e aprendizagem. A valorização da criatividade caminha com os ideais pedagógicos de renovação das práticas educativas e pode ser concebida como um potencial humano que expande horizontes de recriação e não apenas de reprodução aplicada de conhecimentos técnicos, o que dificulta a mobilização do pensar e inibe a expressão criativa. Concluímos que por meio dos recursos tecnológicos em sala de aula é possível atuar e reconstruir projetos pedagógicos, diante das múltiplas possibilidades de aprender e produzir conhecimentos no âmbito social, transformando os contextos e manifestando os saberes necessários às práticas educativas com as tecnologias. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.