Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorSilva, Jeverson da-
dc.date.accessioned2022-05-03T17:14:09Z-
dc.date.available2022-05-03T17:14:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, J. ; CONTE, E. Uma experiência de tecnologia assistiva com deficientes visuais. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (org.). As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos. 1. ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 241-262.Disponível em: https://www.pimentacultural.com/tecnologias-educacao. Acesso em: 29 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2784-
dc.description.abstractO presente estudo trata de um tema comum às dinâmicas curriculares das escolas públicas que é o trabalho pedagógico com os conteúdos de biologia celular. No entanto, há nesse debate uma carência significativa de informações por parte dos próprios profissionais que trabalham nesse campo, em relação aos materiais didáticos de apoio para atuar com estudantes que possuem deficiência visual. Essas lacunas somadas ao despreparo profissional dificultam e perturbam as condições de possibilidade à aprendizagem dos estudantes que necessitam de instrumentos culturais adaptados e tecnologia assistiva, elaborados por meio de materiais concretos ou áudio, tátil e olfativo. Portanto, tem-se como objetivo geral promover a inclusão dos educandos que possuem esse tipo de deficiência, repensando a recepção e a concepção de materiais que facilitem o ensino de biologia. Apresenta-se o método tátil que auxilia na visualização das estruturas celulares com materiais tridimensionais e com o uso de legenda em braille para indicar os nomes das estruturas celulares tridimensionais. Contudo, há nesse estudo a tentativa de avaliação dessas experiências de ensino para justificar o grau de evolução de aprendizagem que a produção desse trabalho texturizado causa nos estudantes, juntamente com os impactos à formação profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPimenta Culturalpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectAula texturizadapt_BR
dc.titleUma experiência de tecnologia assistiva com deficientes visuais [capítulo de livro]pt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access591,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.