Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.date.accessioned2022-05-03T18:02:58Z-
dc.date.available2022-05-03T18:02:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationHABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Questões críticas das tecnologias na educação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA, 5., 2019, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/filosofiadaeducacao/assets/edicoes/2019/comp-list-docs.html. Acesso em: 30 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2787-
dc.description.abstractO artigo discute sobre a reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação, para pensá-las de forma crítica no desenvolvimento profissional docente aliado aos aportes da cultura digital. Este debate procura responder à demanda crescente da invasão das tecnologias na educação, tendo presente as dificuldades de problematização desse fenômeno, com vistas a elucidar as contradições formativas do conhecimento tecnológico na leitura pedagógica, eivada de práticas sociais de educar, mas que tende a supervalorizar a tecnologia robotizando a conversação. Essa temática perpassa os estudos da teoria crítica e da compreensão hermenêutica, mostrando que a apropriação das tecnologias pela educação precisa ser questionada e desafiada, visto ser necessário aprofundar o debate sobre por que a uniformização do ensino tende a reproduzir a ideologia dominante, a dominação cultural e o empobrecimento do pensar, os quais fragilizam as experiências formativas. Concluímos que é imprescindível um olhar autocrítico frente à cultura hiperconectada e desorientada, no sentido de compreender como os instrumentos culturais em meio à realidade plural, para termos uma visão de totalidade de tais processos sempre em (re)construção na educação. A perspectiva reconstrutiva das tecnologias digitais na educação pressupõe que existe uma tradição da investigação humana que pode nos aproximar e sustentar a liberdade, quando nos possibilita atualizá-la para os processos contemporâneos, ou simplesmente nos constranger tecnicamente a interpretações de modelos fixos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdiPUCRSpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentalidade técnicapt_BR
dc.titleQuestões críticas das tecnologias na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo apresentado em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access209,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.