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http://hdl.handle.net/11690/2812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Almeida, Patricia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Pinto, Isadora Gobi | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T19:22:27Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T19:22:27Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GOBI, I.; ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S. A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem. Revista Conhecimento & Diversidade, Canoas: Ed. Unilasalle, v. , p. , 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9170. Acesso em: 12 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2812 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sóciohistórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994; 2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas, as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa, conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática, seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ed. Unilasalle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Processos avaliativos | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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