Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Souza, Marcos Rogério dos Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Denise Regina Quaresma da | - |
dc.contributor.author | Duarte, José Lucas Marques | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T19:39:48Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T19:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | JUNG, H. S. et al. Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia. Revista Extensão, Tocantins, v. 5, n.º 3, p. 16-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071/3433. Acesso em: 07 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2813 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Extensão | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Currículos de pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade e gênero | pt_BR |
dc.title | Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 437,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.