Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Nogaro, Arnaldo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T23:31:53Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T23:31:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NOGARO, A.; JUNG, H. S. Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? Revista Docencia do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e034884, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34884/28846. Acesso em: 09 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2826 | - |
dc.description.abstract | Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira. Com base nas suas obras e em outras que tratam da pedagogia universitária, argumenta-se na direção de construir pontes entre elas. Traz-se à discussão alguns conceitos que se encontram diluídos na teoria de Freire, além de construir argumentos para demonstrar que ainda há muito por aprender e por compreender a seu respeito. A opção pelos conceitos apresentados não foi aleatória: fez-se com base na experiência acadêmica dos autores e no conhecimento que possuem da obra do pensador, acreditando que eles representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para atuar na docência universitária. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Docencia do Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Pedagogia universitária | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Freire | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.