Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2848
Authors: | Jung, Hildegard Susana Lima, Diandra Tábata Nunes Silva, Mônica Gonçalves da |
Title: | Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
Keywords: | Estágio supervisionado;Ensino pela música;Formação integral;Trabalho pedagógico |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Educa: Revista Multidisciplinar em Educação |
Citation: | SILVA, M. G.; LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S. Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho/RO, v. 6, n.º 14, p. 178-191, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778. Acesso em: 10 maio 2022 |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 201.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.