Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorFreitas, Carlos Alberto Souza de-
dc.contributor.authorDurães, Maria de Fatima Brito-
dc.date.accessioned2022-05-17T20:51:09Z-
dc.date.available2022-05-17T20:51:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDURAES, M. F. B.; FREITAS, C. A. S.; JUNG, H. S. La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN SOBRE GOBERNANZA UNIVERSITARIA, 8., Bogotá, Colombia, 2020, Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, v. 11. p. 1-11, 2020. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30652?show=full. Acesso em: 11 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2875-
dc.description.abstractA educação não é um corpo isolado e já não há espaço para uma instituição transmissora de conteúdo. Torna-se necessário ressignificar-se, adentrar numa nova dimensão, voltada a atender demandas de maior complexidade. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da função social do ensino, à luz dos paradigmas da educação. É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, a partir dos escritos de Kuhn, (2006); Marques, (1992); Santos, (2010), além de outros autores. Os resultados apontam que é premente que se faça uma revisão dos conceitos e dos valores que durante séculos estiveram a nortear o ensino, dissociando-o da vida humana. O novo paradigma educacional deverá superar visões fragmentadas, compartimentadas, tais como: corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto; professor/aluno; normal/anormal. A educação precisa estar em movimento, acompanhando a caminhada da sociedade, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora de la Universidad de Santo Tomáspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectParadigmas educacionaispt_BR
dc.subjectPerspectivas da governança universitáriapt_BR
dc.subjectEducação para a contemporaneidadept_BR
dc.titleLa función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educaciónpt_BR
dc.typePesquisa apresentada em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access177,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.