Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2875
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Freitas, Carlos Alberto Souza de | - |
dc.contributor.author | Durães, Maria de Fatima Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T20:51:09Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T20:51:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | DURAES, M. F. B.; FREITAS, C. A. S.; JUNG, H. S. La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN SOBRE GOBERNANZA UNIVERSITARIA, 8., Bogotá, Colombia, 2020, Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, v. 11. p. 1-11, 2020. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30652?show=full. Acesso em: 11 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2875 | - |
dc.description.abstract | A educação não é um corpo isolado e já não há espaço para uma instituição transmissora de conteúdo. Torna-se necessário ressignificar-se, adentrar numa nova dimensão, voltada a atender demandas de maior complexidade. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da função social do ensino, à luz dos paradigmas da educação. É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, a partir dos escritos de Kuhn, (2006); Marques, (1992); Santos, (2010), além de outros autores. Os resultados apontam que é premente que se faça uma revisão dos conceitos e dos valores que durante séculos estiveram a nortear o ensino, dissociando-o da vida humana. O novo paradigma educacional deverá superar visões fragmentadas, compartimentadas, tais como: corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto; professor/aluno; normal/anormal. A educação precisa estar em movimento, acompanhando a caminhada da sociedade, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora de la Universidad de Santo Tomás | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Paradigmas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas da governança universitária | pt_BR |
dc.subject | Educação para a contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación | pt_BR |
dc.type | Pesquisa apresentada em evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Apresentação em Eventos (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 177,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.