Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2913
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Casagrande, Cledes Antonio
Flores, Cristine Gabriela De Campos
Gomes, Luana Barth
Título: Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias
Palavras-chave: Colonialidade;Educação decolonial;Educação intercultural;Geoepistemologia
Data do documento: 2021
Editor: Revista Inter Ação
Citação: GOMES, L. B. et al. Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 95–112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65079. Acesso em: 04 maio 2022.
Resumo: : Este artigo aborda a temática da colonialidade na Educação Básica e tem como objetivo discutir a maneira como a escola brasileira tem participado na reprodução de uma única perspectiva histórica, a eurocêntrica. Para isso, estabelece um diálogo hermenêutico a partir de conceitos e reflexões de autores decoloniais, os quais defendem a produção de um pensamento desde o sul. Sugere-se a pedagogia decolonial como um dos caminhos para se chegar a outros conhecimentos, narrativas e cosmovisões. Tal dinâmica implica um diálogo crítico sobre os conhecimentos, modos de pensar do mundo ocidental e uma abertura aos povos originários e afrodiaspóricos em terras americanas. Por fim, defende-se a proposta de uma educação intercultural, que tenha como base a pluralidade e a ancestralidade de seus povos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access406,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.