Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2915
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Gonzaga, Jorge Luis Ayres
Título: Razão, raça e descolonialidade, exigências atuais para velhas questões
Palavras-chave: Descolonialidade do poder;Razão eurocêntrica;Raça;Educação e descolonialidade;Epistemologia decolonial
Data do documento: 2021
Editor: RUNA
Citação: SILVA, G. F.; GONZAGA, J. L. A. Razão, raça e descolonialidade, exigências atuais para velhas questões. Apontamentos na e para a educação. RUNA, Buenos Aires, Argentina, v. 42, n. 1, p. 301-313, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1808/180867050017/html/. Acesso em: 04 maio 2022
Resumo: Este trabalho tem por objetivo recolocar o debate sobre a ideia de raça que aliada à noção de razão, permite compreender o processo de usurpação de povos, culturas e bens daqueles que sofreram a experiência da colonização, igualmente realizam-se algumas aproximações ao campo da educação tomando a perspectiva descolonial como propulsora para a reflexão. Tomamos por referência em nossas análises o contexto latino-americano. Busca-se nos aportes e contribuições teóricas que se nutrem da ideia de de(s)colonialidade para amparar as análises. Estes aportes, ainda que relativamente recentes, possibilitam produzir deslocamentos geoepistêmicos e recolocar aspectos históricos na ênfase que merecem. Portanto, defende-se a ideia da necessidade de um revisitar da educação desde o ponto de vista mais amplo até o investimento em estudos e propostas que viabilizem a produção de conhecimentos outros, coadunados com a realidade dos povos e culturas próprios da Abya Yala
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access323,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.