Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2923
Autor(es): | Silva, Louise de Quadros da Luz, Charlene Bitencourt Soster Fossati, Paulo |
Título: | Ensino Superior: aprendizagem por meio de desenvolvimento de soluções |
Palavras-chave: | Hackathon;Maratona;Gestão da aprendizagem |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Unisinos |
Citação: | SILVA, Louise Quadro da; LUZ, Charlene Bitencourt Soster; FOSSATTI, Paulo. Ensino Superior: aprendizagem por meio de desenvolvimento de soluções. Educação Unisinos, v. 26, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23142. Acesso em: 19 maio. 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa trata da gestão da aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) considerando as novas metodologias de ensino. Objetivamos verificar como a estratégia de ensino Hackathon, interfere na gestão da aprendizagem em uma instituição de ensino superior. Para compor o referencial teórico utilizamos e pesquisados dos últimos 5 anos e autores clássicos como Chiavenato (2007), Dornelas (2016) e Nóvoa (2019). Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa com estudo de caso único de uma IES a partir de dados públicos e análise documental com uma entrevistas semi-estruturada. Os resultados mostram o empreendedorismo universitário na tensão de riscos resultantes da inovação que integra a tríplice hélice. Então, a gestão da aprendizagem com metodologia ativa proporciona sentido para o estudante empreendedor, especialmente quanto à solução de problemas reais. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
silva.luz.fossati.pdf | Open Access | 912,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.