Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2930
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Balzano, Otávio Nogueira
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Título: Ensino do futebol nas licenciaturas dos cursos de Educação Física da grande Porto Alegre/RS
Palavras-chave: Colonialidade do saber;Formação docente;Educação Física
Data do documento: 2020
Editor: Conhecimento e diversidade
Citação: SILVA, G. F.; BALZANO, O. N.; RODRIGUES, A. L. P. Ensino do futebol nas licenciaturas dos cursos de Educação Física da grande Porto Alegre/RS. Conhecimento e diversidade, Canoas, RS, v. 12, n. 26, p. 77-88, 2020. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/5009. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: O Brasil é reconhecido mundialmente pelo futebol arte, sendo o único país pentacampeão mundial. Tratase de uma pesquisa teórica, que teve, como temática investigativa, a análise das ementas das disciplinas de futebol de 9 cursos de licenciatura em Educação Física da grande Porto Alegre/RS, objetivando-se verificar, se está sendo contemplado o aspecto sociocultural do futebol, mais especificamente o protagonismo do afro-brasileiro no esporte. Os resultados mostraram que apenas 3 cursos abordam a história do futebol no contexto sociocultural, todavia sem citar o protagonismo do afro-brasileiro no esporte. Nos outros 6 cursos, aparecem, em suas ementas, somente a visão prática do futebol, abordandose a tática, os fundamentos técnicos, as regras, as metodologias de ensino, planejamentos e estratégias de jogo. Os achados corroboraram a hipótese de que as ementas são compostas por conhecimentos e metodologias hegemônicas de ensino. Estudar o futebol, sob a ótica da Educação Física, é dispor-se a ultrapassar a racionalidade científica e a não referir-se somente ao treino, a competição e ao incentivo ao seu consumo como mercadoria. É importante estudar o futebol a partir de uma intenção pedagógica com a perspectiva d
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access328,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.