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http://hdl.handle.net/11690/2932
Autor(es): | Silva, Gilberto Ferreira da Bady, Janaína Bueno |
Título: | Críticas ao paradigma hegemônico eurocêntrico |
Palavras-chave: | Buen Vivir;Descolonialidade;Pedagogia Descolonial;Eurocentrismo |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Actualidades Pedagógicas |
Citação: | BADY, J. B.; SILVA, G. F. Críticas ao paradigma hegemônico eurocêntrico. Actualidades Pedagógicas, [S. l.], v. 1, p. 259-276, 2020. Disponível em: https://ciencia.lasalle.edu.co/ap/vol1/iss75/13/. Acesso em: 04 maio 2022. |
Resumo: | Neste artigo apresentamos o conceito de Bien Vivir ou Buen Vivir/ Sumac Kawsay, suas origens e divergências. O Buen Vivir aparece como princípio constitucional das novas constituições plurinacionais da Bolívia, Equador e Venezuela, propondo um paradigma comunitário e construções coletivas de forma de vida. Apresenta-se também como uma forma de pensar que se funda na cosmovisão andina, indo de encontro ao processo de colonização e subalternização dos sujeitos históricos na América Latina, propondo outras práticas sociais, epistemologias, formas distintas de relação com a natureza e visões inversas à lógica do capitalismo neoliberal. Apontamos para a necessidade de uma proposta pedagógica “descolonial”, na perspectiva do Buen Vivir que denuncie as novas formas de escravidão e busque um reencontro epistêmico, desde os povos subalternizados, perspectivando a valorização e o resgate de uma vida plena, em harmonia com a Mãe Terra (Pachamama) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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