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http://hdl.handle.net/11690/2933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Avanze, Andréa da Silva | - |
dc.contributor.author | Alves, André Luciano | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-20T00:09:09Z | - |
dc.date.available | 2022-05-20T00:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, A. L.; AVANZE, A.; SILVA, G. F. O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, RS, v. 1, n. 2, p. 53-73, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/1915/1208. Acesso em: 05 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2933 | - |
dc.description.abstract | A preocupação com o outro, enquanto sujeito de direitos, nem sempre esteve na pauta das políticas governamentais da sociedade brasileira. Cada vez mais as pessoas estão sofrendo a exclusão social com a negligência dos serviços básicos de saúde, educação, lazer, habitação, entre outros, que afetam seu bem-estar e sua qualidade de vida. O presente artigo propõe-se a discutir o processo de inclusão na primeira infância, partindo da escola pública como espaço privilegiado dessa reflexão. Parte-se de uma revisão das políticas educacionais referentes à educação especial na escola inclusiva, sob a perspectiva da “nova” Política Nacional de Educação Especial (PNEE – Decreto nº 10.502/20). Pode-se verificar que, embora a PNEE enfatize a importância das evidências científicas e busque colocar o professor e a escola como os vilões desse processo, constata-se que a educação especial, na perspectiva de uma escola inclusiva e acolhedora, perpassa o esforço conjunto da família/escola/professor, mas sobretudo com o aporte em termos de recurso humanos, materiais, condições dignas de trabalho para os professores e atendimento de qualidade na rede pública de saúde que possibilitem o desenvolvimento integral do sujeito, por parte do governo enquanto agente público, que tem a responsabilidade na coordenação das políticas de inclusão oferecendo condições de sua plena implementação. Além disso, a formação continuada de professores é um elemento central nesse processo de qualificação do fazer docente em prol da cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Form@ção de Professores em Revista | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Política Nacional de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.title | O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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