Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelicetti, Vera Lucia-
dc.contributor.authorSilva, Juliano Correa da-
dc.contributor.authorZiliotto, Denise Macedo-
dc.date.accessioned2022-05-24T22:43:45Z-
dc.date.available2022-05-24T22:43:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, J. C.; FELICETTI, V. L.; ZILIOTTO, D. M. Experiências de professores que atuam em disciplinas a distância em cursos presenciais de graduação de universidade privada. Revista EAD em Foco, v. 11, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1130. Acesso em: 24 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2958-
dc.description.abstractA portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019), faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Cecierjpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino onlinept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleExperiências de professores que atuam em disciplinas a distância em cursos presenciais de graduação de universidade privada.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access309,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.