Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2974
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Morosini, Marília
Título: Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS - 2013.
Palavras-chave: Estudante de primeira geração;P-Ger;Educação superior;PNS/IBGE
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Paraná
Citação: MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS - 2013. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n.º 75, p. 103-120, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841/39100. Acesso em: 18 maio 2022.
Resumo: Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013First-Generation Students (F-Gen) in Brazilian Higher Education: analyzing data from PNS - 2013Marília Morosini*Vera Lucia Felicetti**RESUMOO presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil es-tudantil na educação superior, mais atentamente ao estudante de primeira geração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisa bibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suas características. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita, dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde – PNS – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2013. São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educação superior do país, destacando o processo de colaboração institucional para a minimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access352,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.