Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2977
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
Título: A prática da contação de histórias em língua inglesa em tempos de pandemia: uma experiência de ensino. [capítulo de livro]
Palavras-chave: Contação de história;Ensino e aprendizagem;Língua ingles;Aula remota
Data do documento: 2021
Editor: Casa Leiria
Citação: SZEZECINSKI, A. F. M.; FELICETTI, V. L. A prática da contação de histórias em língua inglesa em tempos de pandemia: uma experiência de ensino. In: SCHLEMMER, E. et al. O habitar do ensinar e do aprender onlife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021, v. 1, p. 133-146. Disponível em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/educacao/ohabitar/132/index.html. Acesso em: 18 maio 2022.
Resumo: Enquanto professores em exercício durante o isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, as práticas de ensino tiveram que ser adaptadas em meio ao caos gerado pela doença. Os professores tiveram que adaptar e se reeducar na forma de ensinar para que a aprendizagem dos alunos não fosse interrompida e prejudicada neste novo cenário. De tal modo, por meio de trabalhos já publicados por Szezecinski, Felicetti e Spicer-Escalante (2019) e por Fernandes, Felicetti e Szezecinski (2019) percebe-se a contação de histórias como uma alternativa a ser usada em aula, não apenas para trabalhar conteúdos programáticos de diferentes disciplinas, mas também como forma de melhor engajar os alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Assim sendo, o presente artigo trata da possibilidade de se utilizar a contação de histórias como uma estratégia pedagógica dentro da sala de aula on-line de uma escola de idiomas, para trabalhar a língua inglesa de forma remota. Para tanto, utilizou-se na sessão de Hora do Conto o livro ilustrado Where the Wild Things Are, de Maurice Sendak, por nela serem tratados conteúdos já estudados pelos alunos em aula e por possuir ilustrações que possibilitaram explorar a parte visual da história. Para que os principais pontos da história pudessem ser retomados e relembrados pelos alunos, utilizou-se a plataforma de jogos on-line Kahoot! na qual os alunos respondiam os questionamentos baseados no relato que ouviram e associaram com as imagens vistas. A partir desta experiência de ensino, pôde-se observar o aumento do interesse dos alunos no decorrer da atividade; mesmo não dominando plenamente as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, fala e escuta, eles entenderam a história e tiveram a maioria dos exercícios realizados com acertos.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.