Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3035
Authors: Kistt, Thiely
Gonçalves, Patrick da Silveira
Title: Desafios e estratégias na prática docente de professores de educação física com estudantes com transtorno do espectro autista
Keywords: Educação inclusiva;Transtorno do Espectro Autista;Educação Física escolar;Prática pedagógica
Issue Date: 2021
Publisher: Unicruz
Citation: KISTT, T.; GONÇALVES, P. S. Desafios e estratégias na prática docente de professores de educação física com estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Biomotriz, v. 15, n. 1, p. 246-258, 2021. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/497/384. Acesso em: 05 maio. 2022.
Abstract: A prática pedagógica dos professores de Educação Física para a inclusão de alunos a com TEA ainda apresenta-se como um desafio para os sistemas educacionais, sejam eles públicos ou privados. Sendo assim, o presente estudo buscou identificar os desafios e estratégias encontradas pelos professores de Educação Física em suas aulas para a inclusão de estudantes com TEA. A metodologia usada foi a revisão integrativa, na qual utilizou-se a base de dados do Google Scholar. Foram analisados sete estudos publicados entre os anos 2016 a 2020. Entre os desafios encontrados pelos professores, destacam-se a falta de formação sobre a temática da inclusão e as diferentes características que apresentam os sujeitos com TEA. Entre as estratégias, destaca-se conhecer o aluno de forma individual e oferecer atividades com base nas possibilidades dos estudantes. Conclui-se que a inclusão do indivíduo com TEA não depende somente do professor de Educação Física e sua prática pedagógica com estratégias facilitadoras, mas sim, um conjunto de ações de toda a comunidade escolar para poder beneficiar com qualidade essa inclusão.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
goncalves.kistt.pdfOpen Access418.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.