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http://hdl.handle.net/11690/3042
Autor(es): | Trezzi, Clóvis |
Título: | Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. |
Palavras-chave: | Século XVII;Pedagogia moderna;Antropologia da educação |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Citação: | TREZZI, C. Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 32, p. 1000-1017, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/1152/990/3250. Acesso em: 31 maio 2022. |
Resumo: | O artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
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