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http://hdl.handle.net/11690/3099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Munsberg, João Alberto Steffen | - |
dc.contributor.author | Balzano, Otávio Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T14:40:48Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T14:40:48Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F.; BALZANO, O. N. Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade. In: CIDI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: COMUNICAÇÃO DIGITAL E FUTUROS POSSÍVEIS 3., 2021, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2021. v. 3. p. 285-292. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/dfac4ef3-4ccc-43ba-9707-25a1ffa34add/CIDI%202021.pdf. Acesso em: 13 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3099 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico, implantada no Rio Grande do Sul em 2011, na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. A produção dos dados ocorreu em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais de ensino médio, uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação da Seduc-RS. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Catherine Walsh e Vera Candau, com ênfase na interculturalidade, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais analisadas – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora em contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Feevale | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Ensino médio politécnico | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade. | pt_BR |
dc.type | Pesquisa apresentada em evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Apresentação em Eventos (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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