Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorMunsberg, João Alberto Steffen-
dc.contributor.authorBalzano, Otávio Nogueira-
dc.date.accessioned2022-06-02T14:40:48Z-
dc.date.available2022-06-02T14:40:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F.; BALZANO, O. N. Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade. In: CIDI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: COMUNICAÇÃO DIGITAL E FUTUROS POSSÍVEIS 3., 2021, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2021. v. 3. p. 285-292. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/dfac4ef3-4ccc-43ba-9707-25a1ffa34add/CIDI%202021.pdf. Acesso em: 13 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3099-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico, implantada no Rio Grande do Sul em 2011, na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. A produção dos dados ocorreu em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais de ensino médio, uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação da Seduc-RS. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Catherine Walsh e Vera Candau, com ênfase na interculturalidade, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais analisadas – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora em contexto brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Feevalept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino médio politécnicopt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleUma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade.pt_BR
dc.typePesquisa apresentada em eventopt_BR
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access240,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.