Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3120
Authors: | Backes, Luciana Carneiro, Eduardo Lorini |
Title: | Gamificação como prática pedagógica na disciplina de Geografia |
Keywords: | BNCC;Gamificação;Geografia;Habilidades |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Fundação Carlos Chagas |
Citation: | CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Gamificação como prática pedagógica na disciplina de Geografia. Cadernos de Pesquisa, São Luís, MA, v. 28, n.º 4, p. 369-392, 2021. Disponível em: https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13976/9971. Acesso em: 02 jun. 2022. |
Abstract: | Práticas envolvendo a gamifi cação ganham, cada vez mais, espaço em contextos educacionais. Vistas como potencializadoras para ação cognitiva, organização do pensamento, interpretação e engajamento dos estudantes, elas podem, também, levar ao individualismo e à competitividade na busca constante pela vitória. Assim, nos perguntamos: Como desenvolver uma prática pedagógica com elementos de gamifi cação para a construção do conhecimento científi co por meio da interação e colaboração entre os estudantes? Apresentamos a gamifi cação dos conhecimentos de Geografi a a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) realizada com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia estrutura-se em uma pesquisa-ação na qual a sala de aula, com professor e os estudantes, se confi guram em um espaço de criação, unindo pesquisa e prática docente. A ação decorre da criação de um jogo, o “Geogames”, para desenvolver ação cognitiva da disciplina de Geografi a conforme a BNCC junto com o pertencimento de grupo dos estudantes. Através de atividades realizadas tanto no contexto escolar, como fora dos períodos de aula, os estudantes engajaram-se na resolução de problemas, relacionamento com os colegas e construção dos conhecimentos acerca das características geográfi cas brasileiras. Consideramos, assim, que as práticas pedagógicas permeadas por elementos de gamifi cação, a partir da mediação docente, podem representar uma condição de desenvolvimento colaborativo em vez de competitivo. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 2.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.