Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3123
Autor(es): Backes, Luciana
Chitolina, Renati Fronza
Carneiro, Eduardo Lorini
Título: O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido.
Palavras-chave: Processo de aprendizagem;Espaço híbrido;Educação online
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Citação: BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; CARNEIRO, E. L. O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. Interfaces da Educação, Paranaíba, MS, v. 11, n.º 32, p. 542-570, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450/3584. Acesso em: 02 jun. 2022.
Resumo: O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TD) provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007; 2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos (2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada grupo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access407,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.