Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Chitolina, Renati Fronza | - |
dc.contributor.author | Sciascia, Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T19:32:55Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T19:32:55Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; SCIASCIA, C. Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem. Psique, Lisboa, Portugal, v. XV, n.º 1, p. 128-143, 2019. Disponível em: https://revistapsique.autonoma.pt/wp-content/uploads/2020/11/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3126 | - |
dc.description.abstract | Apesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil. No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender, aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Psique | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias analógicas e digitais | pt_BR |
dc.title | Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 602.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.