Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBackes, Luciana-
dc.contributor.authorChitolina, Renati Fronza-
dc.contributor.authorSciascia, Cláudia-
dc.date.accessioned2022-06-02T19:32:55Z-
dc.date.available2022-06-02T19:32:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; SCIASCIA, C. Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem. Psique, Lisboa, Portugal, v. XV, n.º 1, p. 128-143, 2019. Disponível em: https://revistapsique.autonoma.pt/wp-content/uploads/2020/11/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3126-
dc.description.abstractApesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil. No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender, aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Psiquept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias analógicas e digitaispt_BR
dc.titleRecontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access602,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.