Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3160
Autor(es): Santana, Talles Garcia
Título: Personagens da diversidade: memórias da diversidade sexual e de gênero representada nas novelas das nove da Globo
Palavras-chave: Memória social;Telenovela;Diversidade sexual;Gênero;Personagens;Rede Globo
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTANA, T. G. Personagens da diversidade: memórias da diversidade sexual e de gênero representada nas novelas das nove da Globo. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3160. Acesso em: 04 jun. 2022.
Resumo: A presente dissertação buscou apresentar e discutir a memória da telenovela do horário das oito e das nove da TV Globo sob o foco da diversidade sexual e de gênero através dos seus personagens inseridos nos contextos das narrativas levadas ao ar desde 1965, ano de inauguração da emissora. Para tanto, a pesquisa ofereceu um levantamento que reuniu cerca de 95 personagens LGBTQIA+ relevantes entre 41 produções para o horário, sendo o maior volume apresentado a partir dos anos 2000. A relevância em questão centrou-se na importância dos personagens dentro de cada telenovela, descartando-se casos em que houve mera figuração. A partir do levantamento realizado foi possível discutir e contextualizar as abordagens em cada telenovela citada, analisando-se questões técnicas relacionadas a diversidade sexual e de gênero empregadas na construção de cada personagem, as particularidades e questões sociais envolvidas e os legados deixados por cada telenovela exibida como forma de ressignificação das identidades coletivas dos telespectadores em seus relacionamentos sociais com a diversidade. Nesse sentido, a memória foi o instrumento central, inscrevendo em um projeto de presente todas as telenovelas exibidas no passado e oferecendo novos olhares especialmente sobre a origem do preconceito contra a população LGBTQIA+ no Brasil e sobre o relevante papel das telenovelas, especialmente as das oito e das nove, como vetores de discussão de questões sociais urgentes e contemporâneas como a diversidade sexual e de gênero mesmo sendo predominantemente obras de ficção e sem compromisso direto com a realidade. Com isso conseguiu-se responder à pergunta central proposta que era a de compreender, por meio do estudo de memória, como a diversidade sexual e de gênero foi apresentada e discutida nas telenovelas das oito e das nove da Globo e qual foi a discussão oferecida por essas abordagens. Para dar resposta à pergunta de pesquisa e promover todas as discussões, utilizei de referências bibliográficas sobre diversidade sexual e de gênero, telenovelas, memória social e identidade como Halbwachs, Candau, Nora, Assmann, Martín-Barbero, Alencar, Leal, Xavier, Connell, Pearse, Green, Trindade, entre outros. Por fim, ofereceu-se um produto técnico oriundo da pesquisa em formato de guia ilustrado servindo como lugar de memória apresentando todos os personagens da diversidade estudados e discutidos como forma de reafirmação, por meio da memória, da importância singular do formato telenovela tanto para a televisão brasileira quanto para a sociedade.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Coorientador(es): Telles, Tamara Cecília Karawejczyk
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tgsantana.pdfOpen Access2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.