Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3201
Authors: | Ferreira, Monique Valgas |
Title: | Carolina Maria de Jesus e Ryane Leão: das memórias às escritas de si |
Keywords: | Memória social;Literatura;Autobiografia;Atividades de ensino |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Citation: | FERREIRA, M. V. Carolina Maria de Jesus e Ryane Leão: das memórias às escritas de si. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3201. Acesso em: 07 jul. 2022. |
Abstract: | A literatura reconstrói sensibilidades, valores, pensamentos e representações dos integrantes das sociedades. Tanto o diário quanto a poesia, tal como outros meios de escritas de si, podem ser problematizados junto à realidade de alunos e alunas para a análise de temas emergentes sobre história do Brasil Contemporâneo, como gênero e violência, em perspectiva transdisciplinar. Partindo dessa perspectiva, a presente pesquisa, inserida na linha Memória e Linguagens Culturais, tem como objetivo principal criar propostas de atividades de ensino transdisciplinar voltadas às humanidades a partir de Quarto de despejo - diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus e Tudo nela brilha e queima (2017), de Ryane Leão. A metodologia de pesquisa é qualitativa, pois se trata de temas subjetivos pertinentes à realidade de alunos e alunas da rede pública do município de Novo Hamburgo/RS nas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) a fim de elaborar um produto que solucionasse a seguinte problemática: “como é possível trabalhar didaticamente obras literárias que relacionam memória social e escritas de si?”. Apesar de períodos temporais distintos, as escritoras Carolina Maria de Jesus e Ryane Leão encontraram, através da literatura, o meio de expressar suas vivências, anseios e cotidiano na sociedade na qual estavam inseridas. Assim, as escritoras puderam servir de inspiração para os alunos e alunas a fim de que eles pudessem compartilhar suas vivências e histórias através de fragmentos de textos autobiográficos. A base teórica para este estudo é constituída principalmente por Gomes (2004) no que se refere à memória e à biografia, Candau (2019) no que se refere à memória e identidade, Veríssimo (2001), Todorov (2009) e Rosa (2017) referentes à literatura, Duarte (2019), Curiel (2020), Hirata (2014), Akotirene (2019), Hooks (2019) no que diz respeito ao feminismo decolonial. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rosa, Lucia Regina Lucas da |
metadata.dc.contributor.advisorco: | Maia, Tatiana Vargas |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMSBC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mvferreira.pdf | Open Access | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.