Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3202
Autor(es): Morata, Keith Ferraz
Título: Roteiro de visitação da Base Aérea de Canoas: um estudo de memória social
Palavras-chave: Memória social;Turismo cultural;Turismo pedagógico;Base Aérea de Canoas (BACO)
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: MORATA, K. F. Roteiro de visitação da Base Aérea de Canoas: um estudo de memória social. 2021. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3202. Acesso em: 07 jul. 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar como a cultura, serviços e patrimônio militar-cultural da Base Aérea de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, pode ser utilizado como um roteiro pedagógico. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se a metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e de natureza aplicada. A Base Aérea de Canoas (BACO), faz parte da história e tem grande importância para a economia do município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) no Rio Grande do Sul. A partir de estudos de Memória Social, percebeu-se a necessidade de incluir o Turismo Cultural-Militar e o Turismo Pedagógico, como parte integrantes do saber e conhecimento da população da cidade de Canoas e RMPA. Para isso, elaboramos um Roteiro de Visitação, em que os alunos das escolas de ensino fundamental 2 possam conhecer a Base Aérea, sua história e serviços prestados, por meio de Aulas-Passeios, em que com mais dinâmica e incluindo o ensino no roteiro, os alunos aprendem enquanto conhecem a BACO.
Orientador(es): Waismann, Moisés
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kfmorata.pdfOpen Access982,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.