Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Leandro da-
dc.date.accessioned2022-07-07T19:24:33Z-
dc.date.available2022-07-07T19:24:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROSA, L. O Katatê no desenvolvimento de competências de líderes: um estudo em memória social. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3203. Acesso em: 07 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3203-
dc.description.abstractEste relatório objetiva socializar um entendimento significativo das práticas adquiridas do Karatê e sua aplicabilidade no desenvolvimento e aprimoramento das competências de líderes, a partir do embasamento da memória social. Para atingir o objetivo utilizou-se o método autobiográfico que se refere a um relato retrospectivo das próprias experiências e também do método de histórias de vida, embasado nos entendimentos de memória social, uma vez que, este trabalho pretende que confluam as memórias de dois grupos: um oriental por meio dos preceitos e prática das artes marciais japonesas e outro ocidental por meio da liderança na prática. Para cumprir com o propósito este relatório foi estruturado de forma que contivesse a introdução, que apresenta o backgroud do autor para o desafio da escrita do e-Book, o método utilizado e seus procedimentos, o detalhamento do produto final e duas publicações bibliográficas que foram apresentadas durante o curso de mestrado. A primeira trata do desenvolvimento de competências de liderança e a segunda apresenta o campo onde foram desenvolvidas as experiências do autor na gestão e liderança. Para o eBook foram escritas mais de 100 páginas de um livro com os seguintes capítulos principais: O Norte verdadeiro; como um problema pode ser uma ferramenta de mudança; Dojo Kun; Caráter; Honestidade; Esforço; Respeito; Autocontrole; Conclusão, em formato de narração/contação de histórias. Os resultados analíticos indicam que: a) os conceitos do karatê podem contribuir com as competências de liderança, pois as características de autocontrole estão ligadas ao saber agir; o respeito ligado ao caráter do líder; mobilizar recursos a esforço; saber comunicar a honestidade e fidelidade; b) que os estudos de gestão de projetos, especialmente da memória empresarial pode ter sido fruto de memórias selecionadas por profissionais que tinham poder para fazê-lo em prol de uma engenharia do esquecimento. O principal resultado deste trabalho é o produto final, e-book intitulado “O Líder e o Guerreiro: as artes marciais como ferramenta para o autodesenvolvimento”, contendo 111 páginas e com ISBN 978-65-00-39883-0, escrito em formato de contação de histórias. Ao trocar experiências com o leitor, pretende-se produzir um gatilho que gere capacidade de escuta de memórias do autor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.titleO Katatê no desenvolvimento de competências de líderes: um estudo em memória socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBorges, Maria de Lourdespt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoTelles, Tamara Cecília Karawejcykpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lrosa.pdfOpen Access3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.