Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3208
Authors: Novo, Joseane da Silva
Title: Memórias e trajetórias de professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí
Keywords: Memória social;Trajetórias profissionais;Educadores prisionais
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: NOVO, J. S. Memórias e trajetórias de professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Estadual do Jacuí. 2021. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3208. Acesso em: 08 jul. 2022.
Abstract: A educação é um direito social assegurado pela Constituição Federal. O indivíduo sentenciado que ingressa no sistema prisional é privado de sua liberdade, porém, continua detentor dos demais direitos e garantias fundamentais. Nesse contexto, a educação prisional possui um papel importante na retomada do convívio em sociedade desses indivíduos, melhorando sua perspectiva para o futuro e possibilitando romper um ciclo de exclusão e reincidência ao crime. É desse modo que a figura do professor emerge nesses espaços, dando origem ao problema de pesquisa: como dar visibilidade aos professores que atuam no contexto do ensino dentro do sistema prisional no Rio Grande do Sul? Deste problema, tendo como recorte espacial a Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), foi estabelecido como objetivo geral registrar trajetórias profissionais de professores que atuam em escolas dentro do sistema prisional, mais especificamente, que em algum momento tenham trabalhado com educação prisional na PEJ, incluindo, o Núcleo Estadual Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Sueli Rodrigues da Silva. A presente pesquisa visa, também, debater a educação nos espaços prisionais, à luz da Memória Social, fundamentado em autores como Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Joel Candau e Icléia Thiesen. O percurso metodológico envolveu três etapas: investigação documental, entrevistas temáticas e análise dos dados obtidos, que resultaram em um documento sistematizado, contendo relatos e imagens que registram memórias de professores que estiveram à frente da educação prisional na PEJ. Como produto técnico foi elaborada uma agenda personalizada, contendo o resumo dos principais achados da pesquisa, com o objetivo de dar visibilidade à história de professores que atuam ou atuaram nesses espaços e oportunizar aos interessados na temática, explorar um pouco mais sobre esse ambiente tão importante e peculiar e a realidade vivida pelos educadores prisionais.
metadata.dc.contributor.advisor: Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jsnovo.pdfOpen Access6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.