Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3263
Autor(es): Sousa, Mireile Steiner de
Graebin, Cleusa Maria Gomes
Título: Vestígios da gênese da inclusão escolar de pessoas com deficiência no Brasil: arquivo pessoal Thiago Würth
Palavras-chave: Arquivo pessoal Thiago Würth;Direitos humanos;Inclusão social;Pessoa com deficiência
Data do documento: 2021
Editor: Editora Unilasalle
Citação: GRAEBIN, C. M. G.; SOUSA, M. S. Vestígios da gênese da inclusão escolar de pessoas com deficiência no Brasil: arquivo pessoal Thiago Würth. In: SOCIOLOGY OF LAW 2021: CRISE SANITÁRIA E REGULAÇÕES DEMOCRÁTICAS, 2022, Canoas, RS. Anais… Canoas, RS: Unilasalle, 2021. p. 262-279. Acesso em: 12 set. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3263
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar documentação que aponta para a gênese das políticas públicas para a inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional no Brasil. Trata-se de vestígios documentais constantes do Arquivo Pessoal de Thiago Matheus Würth, acervo constituído em vida, pelo fundador da primeira instituição de Educação Especial do Brasil, criada em 1926, em Porto Alegre, transferida para Canoas em 1927, denominada como Instituto Pestalozzi, inspirada na pedagogia social do educador Johann Heinrich Pestalozzi. Thiago e sua esposa Johanna Würth, ambos com formação em magistério, introduziram no Brasil, a concepção da ortopedagogia das escolas auxiliares europeias, acolhendo crianças e jovens para reeducação e preparação préprofissional. Thiago Matheus Würth participou dos processos iniciais e do desenvolvimento da Educação Especial no país, estando presente em diferentes eventos de caráter mundial, que lhe deram formato, como o da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), da Declaração dos Direitos da Criança (1959), da Declaração dos Direitos do Deficiente Mental (1971) e da Declaração dos Direitos dos Deficientes Físicos (1975). Seu Arquivo Pessoal, atualmente sob custódia de seus sucessores, pelos vestígios relacionados à sociopolítica e a movimentos de reivindicações sociais, possibilita-lhe ser incluído no rol dos arquivos que tratam de direitos humanos e de cidadania.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (História)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.