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http://hdl.handle.net/11690/3273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Kobolt, Maria Edilene de Paula | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T19:20:16Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T19:20:16Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; KOBOLT, M. E. de P.; HABOWSKI, A. C. Leitura e escrita na cultura digital. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43953. Acesso em: 12 set. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3273 | - |
dc.description.abstract | O ensaio visa repensar o impacto que a cultura digital causa nos processos de leitura e escrita na educação, à luz dos novos dispositivos tecnológicos que são estratégicos à reprodução dos sistemas simbólicos. O debate imerso na teoria crítica da sociedade se soma ao itinerário hermenêutico para esboçar os sentidos desses mecanismos digitais no diálogo com a cultura contemporânea. Na cultura digital lidamos com bens não escassos que vão do lápis à tecla e do impresso à tela. O problema encontrado aqui gira em torno da intensa estimulação das tecnologias digitais, vistas como uma obrigação ou necessidade do uso das telas de computador ou celular para estudar, ler, escrever e atuar na vida cotidiana. Enfrentamos uma espécie de disputa de atenção entre o impresso e o digital. Entretanto, o que nos inquieta não é o uso dos instrumentos culturais em si, mas o processo de recepção do texto digital e impresso pelos sujeitos. Concluímos que a inclusão digital abre horizontes compreensivos do texto, com o ressurgimento de mundos ampliados pela abertura intersubjetiva, possibilitando à educação reconstruir o elo vital com as tradições culturais para recontextualizar as práticas educativas. Os textos digitais ou impressos só recebem significados na inter-relação crítica com as diferentes linguagens em metamorfose, na tensão linguístico-expressiva e social da escrita que só se realiza no projetar-se do encontro pedagógico com o outro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Cultura Digital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita na cultura digital | pt_BR |
dc.type | Artigo em periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (História) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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