Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorKobolt, Maria Edilene de Paula-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.date.accessioned2022-09-12T19:20:16Z-
dc.date.available2022-09-12T19:20:16Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCONTE, E.; KOBOLT, M. E. de P.; HABOWSKI, A. C. Leitura e escrita na cultura digital. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43953. Acesso em: 12 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3273-
dc.description.abstractO ensaio visa repensar o impacto que a cultura digital causa nos processos de leitura e escrita na educação, à luz dos novos dispositivos tecnológicos que são estratégicos à reprodução dos sistemas simbólicos. O debate imerso na teoria crítica da sociedade se soma ao itinerário hermenêutico para esboçar os sentidos desses mecanismos digitais no diálogo com a cultura contemporânea. Na cultura digital lidamos com bens não escassos que vão do lápis à tecla e do impresso à tela. O problema encontrado aqui gira em torno da intensa estimulação das tecnologias digitais, vistas como uma obrigação ou necessidade do uso das telas de computador ou celular para estudar, ler, escrever e atuar na vida cotidiana. Enfrentamos uma espécie de disputa de atenção entre o impresso e o digital. Entretanto, o que nos inquieta não é o uso dos instrumentos culturais em si, mas o processo de recepção do texto digital e impresso pelos sujeitos. Concluímos que a inclusão digital abre horizontes compreensivos do texto, com o ressurgimento de mundos ampliados pela abertura intersubjetiva, possibilitando à educação reconstruir o elo vital com as tradições culturais para recontextualizar as práticas educativas. Os textos digitais ou impressos só recebem significados na inter-relação crítica com as diferentes linguagens em metamorfose, na tensão linguístico-expressiva e social da escrita que só se realiza no projetar-se do encontro pedagógico com o outro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCultura Digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentos Culturaispt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.titleLeitura e escrita na cultura digitalpt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (História)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access445.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.